Em terceiro lugar no ranking está a IBM, cuja marca vale US$ 100,8 bilhões, 17% acima do obtido no ano passado. Tradicionalmente a companhia ocupava o segundo lugar, ficando entre o Google e a Apple. A Microsoft, que costumava ficar em terceiro lugar, caiu para o quinto, com valor de marca de US$ 78,2 bilhões, 2% a mais que no ano passado. O quarto lugar ficou com a rede de fast food McDonald's, cuja marca atingiu valor de US$ 83 bilhões, 23% acima do registrado no ano passado.
De acordo com análise da Millward Brown, os resultados deste ano apontam para um aumento da importância da estratégia de marca para o sucesso de uma empresa. A consultoria diz que, combinadas, as cem marcas mais valiosas do mundo valem US$ 2,4 trilhões, alta de 64% em relação ao primeiro ranking, de 2006.
Outra mudança importante, na avaliação da Millward Brown, é a participação das chamadas economias emergentes no ranking. Na lista deste ano, 19 das marcas mais valiosas do mundo são dos países que compõem o chamado Bric ( grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), enquanto que em 2006 eram apenas duas. Entre as brasileiras estão a Petrobrás, na 61ª posição, Itaú, na 90ª, e o Bradesco, na 98ª.
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