Até na publicidade a Adobe e a Apple entram em conflito. A empresa que criou o Flash tem em marcha uma nova campanha publicitária, patente nos jornais norte-americanos e na Internet, contra a Apple. Apesar de o slogan parecer dizer o contrário: «Amamos Apple».
A Adobe está a usar este anúncio com a arma apontada para as declarações do presidente Steve Jobs, que nas últimas semanas desdenhou dos programas Adobe, entre eles o Flash. E o clima de tensão piorou quando a Apple alterou a licença sobre o desenvolvimento de aplicações para os seus equipamentos, explica o «El País».
Agora só aquelas que estão sob a alçada da Apple ou são autorizadas pela empresa é que podem aceder a aparelhos como o iPhone ou o iPad.
Acontece que a Adobe lançou uma nova versão do Creative Suite que inclui uma ferramenta adaptável ao smartphone e ainda uma componente do Flash para alguns dos equipamentos da marca da maçã.
A Adobe criticou a cortina de fumo que a Apple quer fazer passar aos consumidores. Daí que, junto ao irónico anúncio, circule agora, na Internet, uma carta aberta dos fundadores da Adobe, Chuck Geschkey e John Warnock a argumentar as vantagens do Flash. A seguir ao «Amamos Apple» estão outros amores como o HTML5 e o Flash.
A resposta termina com um lamento: «O que não amamos é que se prive a liberdade de escolher o que se quer criar, como se quer criar e aquilo que se quer experimentar na Web».
0 comentários
Postar um comentário