Abiauto reelege diretoria e promove f?rum com jornalistas automotivos de todo o Brasil Quarta, 18 de Maio de 2011 - 10:46 A diretoria reeleita, da qual faz parte o jornalista de Campo Grande, Paulo Cruz

Em assembleia realizada no último domingo, às vésperas da realização do 1º Fórum Abiauto, foi reeleita por unanimidade a diretoria da entidade que congrega jornalistas especializados no setor automobilístico de todo o Brasil.

A jornalista Célia Murgel (Motorcar) será presidente da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva por mais dois anos juntamente com o vice-presidente Saulo Moreno, jornalista brasiliense  e toda diretoria."Creio que as ultimas ações promovidas pela entidade como a eleição do Carro do Ano em 2010 que contou com a presença de ministros e também o estande da entidade no Salão do Automóvel, promovendo e destacando a classe de jornalistas especializados são resultados que motivaram minha reeleição com vistas a dar ainda mais visibilidade e credibilidade à Abiauto”, analisa Célia Murgel durante a realização do Fórum, nesta segunda-feira, na Fecomércio.“Tenho ainda muitos planos para a entidade, quero fazer ainda muito mais, mais atividades, mais eventos e sem dúvida, investir em uma sede própria para a entidade que já se mostra madura em seus 13 anos”, conclui.Os outros membros da diretoria que foram reeleitos são: os jornalistas Ricardo Hernandes/SP (Tesoureiro), Ricardo Caruso/SP (2º Tesoureiro), João Alberto Otazú/SP (Comunicação), Sueli Osório/SP (Secretária), Fábio Amorim/AL (2º Secretário), Paulo Cruz/MS (Conselho Fiscal), Roberto Nasser/DF (Conselho Fiscal) e Marcondes Viana/CE (Conselho Fiscal) e Douglas Mendonça (Financeiro).O FÓRUM ABIAUTO - Com a presença de aproximadamente 250 pessoas entre jornalistas especializados, representantes de montadoras, além dos organizadores e autoridades, o Fórum Abiauto refletiu sobre temas relevantes para a condução do negócio automotivo.Da sustentabilidade e energias renováveis ao design, passando por infraestrutura, motores e tecnologia Bluetec 5, os presentes tiveram oportunidade de conhecer o futuro a partir do presente.A palestra sobre A ética na mídia brasileira, por exemplo, ampliou horizontes dos jornalistas que desconheciam as atividades do Conar, o Conselho que faz auto-regulamentação do setor publicitário e que, acionado por consumidores, acaba por interferir na veiculação de campanhas de automóveis e outros produtos.Ademar Canteiro, da Anfavea ressaltou o trabalho dos jornalistas especializados no desenvolvimento do mercado. “O setor automobilístico é o mais democratizado, comentado, analisado, criticado e pesquisado justamente porque os jornalistas testam, comparam e orientam o consumidor”.Já Miguel Danta, da Goodyear, mostrou que há muitas possibilidades de diminuir os impactos poluentes gerados pelos carros e pediu reflexão para um modo de vida mais sustentável. “Se alguém disser que precisamos salvar o mundo está mentindo. Nós precisamos salvar a nós mesmos”, ressaltou.Henrique Galante, da Fiat, levou a plateia para o futuro falando do design e dos conceitos de inovação afirmando que o Brasil é o único país, fora da Itália aonde a empresa mantém um departamento de estilo. Foi apresentado o case inédito Uno Ecology, um carro totalmente feito com materiais recicláveis ou provenientes de origem natural. “Inovação é aplicação prática da criatividade”, disse.Eustáquio Sirolli, executivo da Mercedes Benz fez a palestra mais técnica do Fórum, abordando o tema do Proconve 7 – Programa de Controle de Polução do Ar por Veículos Automotores, norma equivalente ao Euro 5 Europeu e que estará em vigência no Brasil a partir de 2012.O engenheiro Ricardo Takahira, da Magneti Marelli apresentou diversos vídeos para esclarecer o tema de telemática, infraestrutura e eco-drive, dando uma visão global do assunto e inter-relacionando produtos como Iphone, Ipad, air bag, Microsoft e conectividade.“O carro hoje já pode ser explorado em diversas editorias e não só na automobilística. Hoje estamos perdendo muito tempo no trânsito com os carros então devemos estar conectados dentro dele também”.Mais do que apresentar palestras diferenciadas e interessantes para a plateia de jornalistas e executivos das montadoras e profissionais do setor automobilístico, o Fórum da Abiauto promoveu verdadeira reflexão sobre o papel dos veículos e dos profissionais de comunicação. Um interessante debate reuniu jornalistas e diretores de comunicação e imprensa da indústria como José Carlos Secco (Secco Assessoria), Douglas Mendonça (Motorshow), Roberto Nasser (Carro por aí), Célio Galvão (Gerente de Imprensa da Ford), Pedro Dias (Diretor de Comunicação e Imprensa da General Motors) e Tarcísio Dias (Mecânica online).
Sobre a Abiauto - A ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva é uma sociedade com caráter associativo de classe, cultural, social e recreativa, constituída por profissionais de imprensa automotiva em atividade na mídia escrita e eletrônica dos meios de comunicação de massa - jornais, revistas, rádios, tvs e sites especializados -, assessorias de imprensa ligadas ao setor, departamentos de imprensa das montadoras e importadores de veículos.Fundada em 1998 por jornalistas especializados da indústria automobilística, a ABIAUTO tem por finalidade a preservação da liberdade de imprensa; orientação, defesa, assistência social, assistência cultural e união de seus associados; incentivar o estudo dos assuntos automotivos; organizar, promover e patrocinar eventos; manter intercâmbio e cooperação com entidades semelhantes de outros países; promover e organizar concursos.Em seu quadro de associados a ABIAUTO tem cerca de 100 jornalistas de quase todos os Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará), e que representam os órgãos de comunicação mais importantes do País.Sobre Célia Murgel - Com 25 anos de experiência na imprensa automotiva, foi a única mulher a receber o prêmio Volvo de Segurança, além de três outros prêmios por sua conduta jornalística e profissionalismo.Sua vocação para a imprensa especializada em automobilismo se manifestou logo após sua formatura em jornalismo quando optou por trabalhar na revista Quatro Rodas e não na revista Veja, ambas da Editora Abril. Habilitada a dirigir caminhões e carretas, esta jornalista, recentemente desceu a Serra do Mar até a cidade de Santos em uma carreta com 30 toneladas sem utilizar o freio, tendo sido a única motorista convidada pela Mercedes Benz a conseguir o feito.Também faz testes em carros de corrida, como Stock Car, caminhões e lançamentos.

0 comentários

Postar um comentário

Jornal do iPhone. Original design by : Yanku-template | Sponsored by : Tutorial87 / Commentcute / Free Blogger Template