A Apple anunciou recentemente que na semana que vem, em sua conferência para desenvolvedores WWDC, o próprio Steve Jobs irá apresentar o novo serviço de cloud computing da Apple, assim como as atualizações do Mac OS X e do iOS 5. Mas o quais serão as implicações dessas atualizações e do iCloud? O site GigaOM deu uma luz para os fanboys da Apple, apesar de a Apple estar escondendo o ouro muito bem. Não sabemos muito sobre o iCloud e iOS 5, mas já temos mais informações sobre o Mac OS X Lion.
A Apple já lançou em Fevereiro uma versão para desenvolvedores do Mac OS X Lion, e desde então vem atualizando o sistema operacional para deixar a experiência do usuário pronta para o lançamento. Apesar da preocupação com segurança da Apple, muitas informações foram vazando com o tempo, mas a Apple também contribuiu com sua página oficial bastante informativa sobre os recursos do OS. Confira os recursos mais interessantes divulgados:
Launchpad. É a tela inicial para seus aplicativos que funciona da mesma maneira que no seu iPhone ou iPad, você pode navegar pelas páginas de aplicativos, mover, remover, criar pastas e armazenar os aplicativos baixados da Mac App Store.
Mission Control. É como uma versão melhorada do Exposé, que oferece rápido acesso aos seus vários desktops (se você usa o Spaces), aplicativos de tela cheia, todas as janelas de aplicativos abertas, e o seu dashboard de maneira fácil e eficiente.
Aplicativos em Tela Cheia. Também emprestado do iOS, esse recurso permite que você acesse o aplicativo em tela cheia, sem nenhuma interferência. Por enquanto os aplicativos oficiais da Apple como o iCal, Mail e o iPhoto possuem suporte à esse recurso, mas futuramente os desenvolvedores de aplicativos terceiros poderão também tirar proveito disso.
Auto Save, Versions e Resume. O Lion é um grande passo para a gestão de documentos e informações. O recurso Auto Save salva automaticamente as alterações feitas em um arquivo, enquanto o Versions permite a visualização e reversão das iterações de maneira mais rápida e fácil. O recurso Resume significa que toda vez que você reiniciar o seu Mac, você volta exatamente para onde você parou, com os aplicativos e documentos abertos, então você não vai precisar adiar as atualizações de softwares que requerem reiniciar o sistema.
Mail 5, iCal e Address Book. São três aplicativos embutidos que foram reformulados no Mac OS X Lion. Principalmente o Mail 5, que foi alterado significativamente, colocando o cliente de desktop mais na linha da versão do iPad. Ele possui conversações com threads e um layout de colunas para uma usabilidade melhor.
AirDrop. Compartilha arquivos instantaneamente entre os computadores da sua rede local. Seria como ter um Dropbox automático e sem a necessidade de se inscrever para o uso com aqueles computadores da sua rede. Vai poupar muito tempo do pessoal.
Server for All. O Mac OS X Lion agora chega com o servidor Lion embutido para qualquer pessoa possa configurar o seu Mac como um servidor OS X.Há também outras
pequenas mudanças, como o fácil acesso aos caracteres acentuados, e o desaparecimento das scrollbars.
Ao contrário do Mac OS X Lion, poucas informações oficiais foram divulgadas sobre o serviço de cloud computing da Apple, mas muito se especulou pela web sobre seus possíveis recursos. Além disso, podemos voltar para o MobileMe, já que provavelmente será substituído pelo iCloud, ou até mesmo complementar.
Sincronização e Controle na Nuvem. Assim como o MobileMe, o iCloud provavelmente vai ser o responsável pelos seus emails, contatos, calendários, favoritos e anotações em todos os dispositivos e computadores da Apple. Ele também poderá armazenar arquivos na nuvem como atualmente faz o iDisk, e roubar a cena também do Back to My Mac.
Stream de Mídias e Fotos. A galeria sincronizada e os recursos da biblioteca de mídia sugeridas no iOS 5 provavelmente irão se estender a todos os dispositivos Mac conectados através do iCloud. Isso deve facilitar o compartilhamento e edição de galerias de fotos e vídeos em qualquer dispositivo da Apple com uma conexão.
Música na Nuvem. A Apple está negociando para dar tudo certo para seu serviço de música na nuvem, e
se tudo der certo, será outro ponto para o iCloud. Relatórios recentes sugerem que a Apple vai permitir a busca e sincronização do usuário em sua biblioteca, em vez do upload, que o serviço de streaming de músicas LaLa fazia antes de ser comprado pela Apple.
Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o próximo sistema operacional da Apple. Mas temos grandes expectativas para o novo sistema operacional móvel da Apple, mesmo que muita gente pensa que este lançamento seja para dar uma esperança para os consumidores que esperam o lançamento do novo iPhone. Vejam as possíveis mudanças do próximo iOS:
Melhores Notificações. Existem rumores de que a Apple esteja planejando lançar um sistema de notificações completamente novo no próximo iOS, já que muitos não gostam do atual. Neste caso, uma pequena mudança pode representar uma grande melhoria.
Widgets. Outro tiro no escuro é o surgimento de widgets. Não temos muitos detalhes de como eles vão funcionar, mas pode ser algo parecido com o dashboard de widgets do OS X, que oferece atualizações ao vivo rapidamente sem a necessidade de ser acessado.
Tecnologia de Reconhecimento de Voz Nuance. Existe um rumor de que os fabricantes da Dragonsoft Naturally Speaking e da líder em tecnologia de reconhecimento de vez Nuance
estejam em negociações com a Apple sobre o uso licenciado da sua tecnologia nos produtos da Apple. Inclusive dizem que existe a possibilidade de liberar o uso da API para os desenvolvedores. Esta é o recurso menos definitivo desta lista, seria mais um rumor mesmo para o iOS5.
Stream de Fotos e Mídia. Encontraram no código do iOS 5 evidências da integração das bibliotecas de mídia e das galerias entre os dispositivos. O que pode justificar o anúncio do iCloud.
A Apple está escondendo muito bem os recursos destes lançamentos, e este suspense ainda vai surpreender muita gente. Descobriremos todos os planos malignos da Apple no dia 6 de Junho, na WWDC. E você, o que espera do iCloud, iOS 5 e do Mac OS X Lion?
0 comentários
Postar um comentário