iG São Paulo | 09/05/2011 14:40

Steve Jobs, da Apple: universidade para ensinar os mais novos a tomar decisão
A Universidade Apple vai ensinar os funcionários da empresa como pensa e que decisões tomaria Steve Jobs quando o fundador da fabricante do iPhone e iPad estiver ausente.
A ideia está ilustrada em uma reportagem especial da revista americana "Fortune" sobre os bastidores da Apple em que revela, entre outros, segredos da "universidade" fundada por Jobs.
A universidade Apple foi criada em 2008. Falava-se que seria igual a famosa Universidade McDonald's, onde se aprende os segredos da linha de montagem de hamburger e o modo de administrar uma franquia da rede de lanchonetes.
No caso da Apple, até então pouco se sabia sobre a universidade. A escola é interna. Não atende gente de fora, apenas funcionários da própria companhia de tecnologia. Ela é dirigida por Joel Podolny, ex-professor da Yale School of Management.
Ele convidou personalidades de ponta para escrever sobre assuntos chaves da história da companhia. Gente como Andy Grove (Stanford Business School) e Tedlow Richard (Harvard Business School) foram chamados a escrever artigos.
Segundo a revista, o objetivo é fazer com que os altos executivos da Apple aprendam na universidade a filosofia da companhia, baseada em decisões tomadas por Steve Jobs.
Tim Cook, diretor de operações, e Ron Johnson, diretor de varejo, também dão aulas.
Steve Jobs co-fundou a Apple em 1976 e deixou a empresa em meados dos anos 1980. Ao voltar em 1997, ajudou a revolucionar a companhia, criando uma das maiores empresas em valor de mercado do mundo com produtos que valorizam a inovação e o design.
Ele já se curou de um câncer e recebeu transplante de fígado. Volta e meia, está de licença de saúde. Mesmo assim, tem acompanhado o desenvolvimento da empresa.
Com a publicação da reportagem da "Fortune", blogueiros brincaram com a ideia: "iJobs".
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
0 comentários
Postar um comentário