
Xperia Arc, aparelho da Sony Ericsson, tem Android 2.3
Foto: Divulga??o
A Sony precisa afirmar seu controle sobre a Sony Ericsson caso deseje que a joint-venture de celulares recupere mercado e relev?ncia no mundo dos aparelhos m?veis, onde a concorr?ncia ? mort?fera. No ano passado, a joint-venture criada 10 anos atr?s adotou a ambiciosa meta de capturar o mercado para a plataforma Google Android, o software mais popular do mundo para celulares inteligentes, a fim de conquistar retorno favor?vel em um mercado lucrativo e de r?pido crescimento. Mas para atingir essa meta, a Sony Ericsson precisa de um propriet?rio din?mico, com fortes recursos de investimento e ativos multim?dia. A marca est? perdendo prest?gio em compara??o com a Apple, cujos iPhones e iPads conquistaram a admira??o dos compradores.
Se a Sony assumir controle pleno da joint-venture com a sueca Ericsson poder? refor?ar sua linha mais ampla de produtos, que incluem conte?do, aparelhos de videogame, bens de consumo eletr?nicos e at? mesmo computadores tablet, mas ainda n?o oferece celulares inteligentes com a marca da empresa. "A Sony n?o pareceu inclinada a esse tipo de a??o at? o momento, mas agora essa quest?o da linha completa est? atraindo muita aten??o, e a Sony pode estar considerando a Apple como exemplo e imaginando que precisa apresentar oferta semelhante", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.
A joint-venture igualit?ria entre Sony e Ericsson, formada em 2001, prosperou inicialmente com os celulares musicais Walkman e os celulares fotogr?ficos Cybershot, ambos os quais aproveitavam outras marcas da Sony. Mas a alian?a terminou perdendo para rivais mais enxutas nos modelos mais baratos e sua fatia do mercado total de celulares caiu a apenas 3%, ante 9% em seu per?odo de pico. Agora a Sony Ericsson deposita suas esperan?as em mudar o foco para celulares inteligentes, a parte do mercado de telefones m?veis que cresce mais r?pido, especialmente os aparelhos acionados pelo Android.
A companhia vem conseguindo algum progresso e apresentou lucro l?quido de 90 milh?es de euros (127 milh?es de d?lares) no ano passado, depois do preju?zo de 836 milh?es de euros sofrido em 2009. Para ter novos clientes, a Sony Ericsson precisa acessar o conte?do popular da Sony. Isso inclui PlayStation, cat?logo de m?sicas que inclui artistas como Justin Timberlake e Bob Dylan, e filmes e programas de TV como "Seinfeld".
A companhia deu passos nesta dire??o e lan?ou o modelo Xperia Play, que d? acesso a jogos do PlayStation. Mas o aparelho veio tarde e com pre?o alto e est? sendo minado pela pr?pria Sony, que est? lan?ando outros produtos que competem diretamente com ele. A Sony recentemente lan?ou um computador tablet que executa o sistema Android, bem como um aparelho de jogos port?til com sua pr?pria marca. A empresa tamb?m pretende licenciar o PlayStation para outros fabricantes de celulares.
"Ter todas as coisas sob um mesmo controle tornaria mais f?cil para eles construir uma estrat?gia de rede", disse Nobuo Kurahashi, analista da Mizuo Investors Securities. Mas n?o ser? f?cil, com a Sony distra?da com outras dores de cabe?a. Esta semana, a companhia informou que vai ter um preju?zo l?quido para o ano encerrado em mar?o de 3,2 bilh?es de d?lares por causa dos efeitos do terremoto japon?s de mar?o. "Dada a enormidade dos atuais desafios da Sony, uma busca pelo controle da Sony Ericsson parece improv?vel no curto prazo", disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.
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