Por Bianca Hayashi
Sempre falamos em aplicativos para a leitura de quadrinhos no iPhone e iPad, mas o conteúdo sempre é estrangeiro. Este problema felizmente já está sendo resolvido. A Digisa, empresa de design de conteúdo, está lançando o Digibi (gratuito, para iPhone, iPod touch e iPad), o primeiro leitor de tiras de quadrinhos do Brasil.
“Sou louco por tirinhas e queria muito poder ler meus autores favoritos em um lugar só. E o iPhone é o lugar ideal para isso. Tentamos fazer o programa o mais simples possível para focar exatamente nisso, um fluxo de tiras inesgotável”, disse Heinar Maracy, coordenador de conteúdo da Digisa.
No Digibi, é possível ler as tirinhas de autores consagrados como Laerte, Angeli, Fernando Gonsales, Glauco, Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, Andre Dahmer, Raphael Salimena, Arnaldo Branco e muitos outros.
O funcionamento dele é bem simples: basta deslizar o dedo até cansar. O leitor também pode marcar as tiras prediletas (para tê-las sempre à disposição), votar nas que mais gostou e compartilhar no Twitter, Facebook e outras redes sociais. O aplicativo demorou dois meses para ser desenvolvido. “A maior parte do tempo acertamos o sistema de navegação, para o leitor sempre ver tiras novas e não passar pelas que já leu. Ainda tem uns bugs a serem acertados, mas resolvemos por no ar assim mesmo”, explica Heinar.
Mas engana-se quem pensa que o Digibi é exclusivo de grandes nomes. Em breve, qualquer cartunista poderá se cadastrar no sistema e publicar a sua arte. “É o sonho de qualquer cartunista amador, ter suas piadas mostradas lado a lado das criações de seus ídolos”, afirma Heinar. A Digisa fará também um site para que qualquer um possa publicar seu trabalho no Digibi, como explica o coordenador: “a curadoria vai ser a mínima possível, só para garantir uma certa qualidade. A idéia é que o próprio leitor ajuste no programa quais os autores que ele acha legal seguir”
Por enquanto, todo o conteúdo é gratuito, mas a Digisa pretende ter o sistema de assinaturas da Apple, para remunerar os autores. Para sugerir melhorias no Digibi e entrar em contato com seus criadores, siga o aplicativo no Twitter (@appdigibi).
Baixe o Digibi pela AppStore, em http://itunes.apple.com/us/app/digibi/id437873824?mt=8, ou pelo atalho tinyurl.com/Digibi-AppStore.
0 comentários
Postar um comentário