UOL EconomiaFor?a da marca pode influenciar na hora da compra de uma a??o?09/05/2011InfoMoney4@UOLEconomia #UOLSÃO PAULO – No marketing, o valor da marca de uma empresa é um dos temas mais estudados e analisados pelos profissionais. Cabe aos especialistas da área fazer com que a marca se torne um símbolo e, assim como a famosa maçã mordida da Apple, passe a valer muito. No caso da Apple, muito significa exatos R$ 153,2 bilhões, segundo a agência de pesquisa de marketing Millward Brown.

Mas será que uma marca forte e valiosa também pode atrair investidores para as ações daquela companhia?

Para o gerente geral do INI (Instituto Nacional de Investidores), Paulo Portinho, o peso da marca influencia, sim, na decisão do investidor em optar por determinado papel para fazer parte da sua carteira de investimentos.

“É inegável que existe uma influência. É muito difícil para o ser humano diferenciar a marca de outras atividades da empresa. Então, se você confia naquele produto, se ele tem uma marca forte, isso acaba tendo um peso na hora de decidir pela compra das ações”, afirma Portinho.

O  operador de mercado da WinTrade, Gustavo Migliano, concorda. “Principalmente para as pessoas físicas que não têm tanta familiaridade com a bolsa, a força da marca pode influenciar na decisão de compra”, diz.

Coincidência ou não, entre as empresas brasileiras mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo nos últimos doze meses, estão a Petrobras, Itaú e Bradesco, que figuram na lista da Millward Brown como as empresas brasileiras com maior valor de marca.

Decisão de investimentos
Entretanto, para Portinho, antes de optar por comprar papéis de uma determinada companhia, o investidor precisa se atentar para questões mais importantes para o desempenho na bolsa de valores do que o valor da marca.

“Você não investe em uma empresa apenas por causa da aparência, ou porque ela tem um bom atendimento. Esse tipo de informação não tem nenhum tipo de relação com a expectativa de valorização do papel ou as projeções para os ganhos com dividendos, por exemplo”, afirma o especialista.

Segundo ele, antes de decidir por comprar ações de uma companhia, é importante se atentar para os números divulgados ao mercado. “É praticamente obrigatório acompanhar os resultados das empresas, ler os relatórios trimestrais, entender um pouco dos negócios daquela companhia e verificar o balanço”, diz o especialista.

Segundo ele, depois de feitas todas as análises objetivas sobre os resultados da empresa, o peso da marca pode até ser utilizado como um critério a mais, mas nunca como o principal.

Marca forte, mais negócios para a empresa
Para o operador da Wintrade, uma questão importante em relação à força da marca é a possibilidade de novos negócios que uma empresa bem consolidada pode conseguir.

“Por um lado, uma empresa que tem a marca muito forte pode ter mais facilidade de conseguir fechar contratos e parcerias, o que beneficia as suas operações e pode gerar mais lucro”, aponta Migliano.

Regionalismos
Segundo Portinho, em países da Europa e nos Estados Unidos, é muito comum que investidores comprem apenas ações de empresas que eles conhecem e das quais possuem produtos.

“Isso ainda não acontece muito aqui no Brasil, devido à quantidade de empresas que possuem ações listadas na bolsa ainda ser pequena”, afirma o gerente do INI.

Segundo ele, é comum, inclusive, que as pessoas privilegiem papéis de empresas nacionais ou até mesmo da sua região. "Nos Estados Unidos, apesar da possibilidade de comprar ações de companhias estrangeiras, muitos investidores privilegiam aquelas de seu próprio país, por já conhecerem e por acreditarem na marca", diz.

0 comentários

Postar um comentário

Jornal do iPhone. Original design by : Yanku-template | Sponsored by : Tutorial87 / Commentcute / Free Blogger Template