Charlie Miller diz que a maioria dos usuários de Mac não precisa de um antivírus

Por Bianca Hayashi,
da MAC+
Na semana passada, o malware Mac Defender deu um susto em vários usuários que confiavam que o Mac era imune a vírus e outras ameaças virtuais. O especialista em segurança Charlie Miller (que vem ganhando há anos os concursos Pwn2Own, por hackear Macs e iPhones) deu uma entrevista à revista Wired explicando a polêmica.
Segundo o Apple Insider, o Mac Defender é um site fraudulento que diz aos usuários que um vírus foi detectado nos computadores e recomenda a instalação do antivírus de mesmo nome, que é um software malicioso. Porém, não podemos confundi-lo com o MacDefender (escrito junto), este sim um legítimo software antivírus.
O Mac Defender é classificado como um trojan e não pode se instalar ou se espalhar sozinho. É preciso que o usuário instale o malware no computador e insira a senha de administrador para autenticá-lo. Se instalado, ele tenta roubar informações pessoais e senhas de cartão de crédito e esporadicamente carrega sites pornô nos computadores.
“Reparei que a Microsoft divulgou que 1 em cada 14 downloads no Windows são maliciosos. E, de fato, há um malware para Mac sendo amplamente discutido e mostra o quão raros eles são na plataforma”, disse Miller.
O especialista diz ainda que os programas de antivírus são feitos para proteger o sistema de ser infectado, mas também são caros, usam muita memória do sistema e reduzem a vida da bateria. Mas a Wired também sugere que o Mac Defender pode ser o primeiro alerta para as pessoas que acreditam estarem protegidas de vírus porque usam computadores da Apple.
“A verdade é difícil de ser revelada. Seja porque o Mac OS X ainda faz parte de uma pequena porcentagem do mercado global de computadores ou porque a Apple é uma companhia cheia de segredos, mas não é fácil saber se os vírus para Mac estão mais comuns ou se apenas estão sendo reportados”, analisou Jacqui Cheng, do Ars Technica.
Remover o Mac Defender é simples: basta fechar o aplicativo, deletá-lo da pasta Aplicativos/Utilitários e reiniciar o computador. Ao contrário de computadores Windows, não é preciso usar nenhuma ferramenta especial para tirar este malware. Quem quiser usar um programa antivírus para se proteger, pode procurar os títulos na Mac App Store.
0 comentários
Postar um comentário