Não caia nessa cilada

Por Bianca Hayashi,
da revista MAC+
O Mac Rumors recebeu vários emails dos leitores nas últimas semanas informando que emails de fraude parecidos com as mensagens oficiais da Apple vem lotando suas caixas de entrada. Eles são estruturados da mesma forma que os emails promocionais da empresa de Cupertino, em uma tentativa de enganar o consumidor e levá-lo a submeter suas Apple IDs e outras informações pessoais.
Este tipo de mensagem é chamada de “phishing” e é uma forma comum de roubo de informações de usuários mais desatentos. Os emails mais recentes informam sobre a próxima geração do iPhone (imagem acima), com um link convidando o leitor a ver mais fotos do smartphone, mas, na verdade, baixa um arquivo executável do Windows com um malware.
Mas nem todas as mensagens phishing usam produtos que ainda não foram lançados. Outro exemplo de email fraudulento que surgiu há um tempo é um anúncio do Adobe Creative Suite 5.5, lançado oficialmente no começo do mês.
Para evitar cair em phishing, tome cuidado com os links, sempre passando o cursor do mouse em cima (sem clicar) para conferir se ele leva a um endereço de confiança; não digitar o seu login e senha em sites de terceiros – principalmente se o link vier por email; em casos de bancos, somente acesse-os pelo site oficial, sempre verificando se há o desenho de um cadeado de segurança na barra de URL ou de status; e não acredite em emails que pedem suas informações pessoais para atualização de serviços.
0 comentários
Postar um comentário