Propostas serão votadas ainda em 2011

União Europeia quer leis para regulamentar o envio de dados de geolocalização para as empresas União Europeia quer leis para regulamentar o envio de dados de geolocalização para as empresas

Por Bianca Hayashi,
da revista MAC+

A polêmica sobre o armazenamento de dados de localização dos usuários pelo iOS não ficou restrita aos Estados Unidos. A Comissão da União Europeia decidiu na quarta-feira, 18 de maio, que dados de localização devem ser considerados dados privados do usuário e, com isso, pode haver restrições sobre como estas informações serão usadas pela Apple, anunciantes e desenvolvedores de aplicativos.

A Comissão propõe que as empresas peçam permissão ao usuário do smartphone antes de recolher informações de geolocalização e deixem claro qual será o uso destes arquivos. “Como smartphones e tablets são sempre ligados ao usuário, a coleta de dados dos dispositivos oferecem uma visão da vida privada dos donos dos produtos. Um dos riscos é que eles não estão cientes que estão transmitindo a sua localização – ou para quem”, disse um representante da UE ao Financial Times. Eles também sugerem que este serviço esteja desabilitado por padrão.

Segundo o TUAW, estas propostas podem iniciar uma nova lei de regulamentação de dados de geolocalização na Europa a ser votada no final de 2011. Porém, nem todos concordam com estas decisões. Eduardo Ustaram, advogado da Field Fisher Waterhouse, afirmou ao Financial Times que esta visão restrita pode atrasar a indústria da informática. “Se você sempre contar com a permissão das pessoas para ter acesso a estas tecnologias, poderá prejudicar o desenvolvimento das mesmas”, disse.

0 comentários

Postar um comentário

Jornal do iPhone. Original design by : Yanku-template | Sponsored by : Tutorial87 / Commentcute / Free Blogger Template